Páginas

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

De Azeitona a Azeite.

A azeitona chega ao lagar, a azáfama é muita...

A azeitona é um fruto e o azeite é elaborado tal e qual como um sumo de frutas. 
 
O fruto (azeitona) chega ao lagar, é limpo, lavado, moído, e separados os sólidos dos líquidos...

No primeiro passo, descarrega-se a azeitona que através de cintas de transporte passará por uma limpadora... A função desta máquina é simples, separar a azeitona de paus,pedra e barro que venha misturado com o fruto...



Da limpadora, a azeitona segue por cinta de transporte para uma lavadora onde, como o nome indica a azeitona será lavada com água, retirando todos os vestígios de terra que possam ainda existir na azeitona.
 


Chega a fase da pesagem, no lagar moderno, a azeitona apenas é pesada após limpeza e lavagem do fruto, dessa forma o lagar "protege" o seu investimento e processo industrial, já que com este processo de pesagem obtêm o numero exacto de Kgs. de azeitona que entra no lagar de azeite.


 Depois de limpa, lavada e pesada a azeitona é armazenada em depósitos aéreos.




Com a azeitona já armazenada, é altura de dar inicio á transformação, a azeitona entra no lagar e sofre uma trituração num moinho triturador, o objectivo desta trituração é a de obter uma massa heterogénea.

 Após a trituração a polpa ainda uma massa heterogénea segue para o interior do lagar de azeite onde dará entrada numa Batedora, onde durante um período superior a 1hora a massa de azeitona será batida, transformando a massa heterogénea numa massa homogénea.


A massa homogénea é então transportada para um decanter, onde a mais de 3000 RPM através de um processo de centrifugação serão separados os sólidos ( polpa + pele ) dos líquidos ( azeite + água ).

 

Nesta fase, o que sai do decanter já é azeite, mas contêm ainda várias impurezas como pequenos pedaços de polpa e pele, assim o ultimo passo deste processo, é passa-lo numa Centrifugadora onde o azeite será separado da água e de essas mesmas pequenas impurezas...


Sem comentários:

Enviar um comentário